sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Oceania

Ataque a único provedor de acesso

Comunicação nas Ilhas Marshall foi prejudicada por 'computadores zumbis'.
Por causa de hacker, país de 55 mil habitantes está sem e-mails desde segunda-feira.

Do G1, em São Paulo


Um ataque hacker ao único provedor de internet do país paralisou nesta terça-feira (24) toda a comunicação por e-mail nas Ilhas Marshall, na Oceania. Os piratas virtuais utilizaram computadores infectados por códigos maliciosos para sobrecarregar o servidor com spams.

O ataque dos 'computadores zumbis' provocou a queda do tráfego de mensagens na nação da Micronésia, onde vivem cerca de 55 mil pessoas.

De acordo com as autoridades locais, esta é a primeira vez que o provedor de internet das ilhas Marshall é atacado. Mais de 18 horas depois do início dos ataques, o serviço de e-mails não havia sido restabelecido.

Os clientes da empresa estatal National Telecommunications Authority (NTA) conseguem mandar e receber mensagens eletrônicas entre si por meio de uma rede local, mas o sistema não recebe nem envia mensagens para endereços externos.


"Uma pessoa malévola usou computadores infectados para sobrecarregar o e-mail da NTA", afirmou um especialista em tecnologia do país, que preferiu não se identificar. "O fato de existirem muitas mensagens enviadas mostra um grau de sofisticação no ataque".


“O Surto”

João Paulo S. Santos


A internet é uma ferramenta excepcional e pode ser usada em suas diversas funções, sendo ela para benefícios ou malefícios. O ocorrido nas Ilhas Marshall foi mais um ataque hacker, visando a desordem do sistema de comunicação de Marshall e que o autor desse ataque muito raramente é descoberto, uma vez que o ataque é feito por outras maquinas sobre o controle do atacante.

Um verdadeiro “caos” virtual, não se pode navegar na internet tranqüilo, a ameaça dos Spyware ou vírus como normalmente são chamados, podem esta nos infectando e consequentemente pode a qualquer instante tornar o seu computador um “Zumbi” ou “escravo”, sendo assim dificultando que o atacante seja descoberto.

A prática desses atos é conhecida como ataque D DOS (Distributed Denial of Service), as Ilhas Marshall sofreu esse tipo de ataque. O pior é que muitas das vezes os hackers criam vírus que os sistemas antivírus não identificam. No ano de 2008 surgiu um vírus denominado Salyti, esse é um dos piores, pois, destrói de cara o antivírus, ou seja, o programa não executa. Logo após o vírus destrói navegador, jogos...nada funciona. Esse é um vírus que apaga todos os arquivos de execução, prejudicando as atividades do usuário.

O ataque D DOS funciona da seguinte maneira: o atacante comanda outras computadores que são denominados “mestre” e esses manipulam outras maquinas as zumbi. Feito isso o atacante determina o comando de ataque e todas as maquinas atacam ao mesmo tempo, fazendo com que alguma função do atacado seja interrompida.

É muito difícil saber se estamos sendo utilizados como zumbis, mas é importante ressaltar: fiquem longe de sites suspeitos e/ou ilícitos, pois muitos vírus estão presentes nesses sites.



quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Oceania

Avião com 13 pessoas a bordo desaparece na Oceania

Um avião da PNG Airlines, com 11 passageiros e dois tripulantes a bordo, sumiu dos radares na Oceania. Segundo a companhia aérea, a aeronave não chegou a seu destino, em Papua Nova Guiné, e foi considerada desaparecida pelo governo australiano nesta terça-feira (11).

A aeronave, um turboélice, cumpria uma rota doméstica. O vôo CG-4684 deixou Port Moresby às 9h30 (hora local), com destino a Kokoda, região muito procurada por turistas que buscam caminhadas e explorações em trilhas em montanhas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Stephen Smith, confirmou a informação à imprensa local, e informou ainda que entre os passageiros nove são australianos.

Smith disse também quem já está em andamento uma operação de buscas na região da rota do avião, e que um gabinete de crise foi montado em Port Moresby.


RESENHA

Elias Ferreira

Já sabemos que a falta de segurança aérea vem afetando e muito os utilizadores desse meio de transporte, parece que virou moda aviões pousarem forçados, dar pane nos painéis de controle, falha dos controladores de vôo, aviões caírem, desaparecerem em alto mar, entre outros fatos milaborantes que somos obrigados a engolir sem contestar.

Nunca chegam a uma solução, nem tão pouco a descobrirem de quem é a culpa, e quem sofre são os usuários que cada vez mais perdem seus parentes nesses acidentes, e nem se quer uma satisfação lhe são prestada.

Além dos maus serviços prestados nos aeroportos, que vivem superlotados e com mega filas, e o conforto dos usuários já não existem mais.

Recentemente podemos ver vários aviões que sofreram do mal dos “céus”, e que vieram a cair e outros a fazerem pousos forçados para não virem de céu abaixo a exemplo temos esse caso que aconteceu na Oceania, onde estavam presentes no avião 13 pessoas e que desapareceram e ninguém da satisfação.

O governo deveria pressionar mais essas companhias aéreas para terem maios responsabilidade em seus transportes, pois eles estão carregando seres humanos e a vida não é algo tão banal assim para eles tirarem a hora que querem, e nenhuma providencia é tomada.



America Do Norte

EUA começam a testar vacina contra gripe suína em crianças

da Reuters, em Washington

Autorida desamericanas informaram nesta quarta-feira que iniciarão os testes com a fórmula da vacina contra a gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1), em crianças após testes bem-sucedidos em adultos.

O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos informou que deve começar em breve a testar as vacinas em crianças entre seis meses e 17 anos.

"O comitê de monitoramento de segurança revisou dados de mais de 500 testes em adultos e idosos saudáveis, voluntários, que participaram de três (...) testes de vacinas candidatas. Os testes tiveram início em 7 de agosto", afirmou o instituto em comunicado.

"O comitê não encontrou motivos de preocupação com a segurança nesses testes que pudessem impedir que avançássemos para as provas em crianças", acrescentou.

Um dos testes terá a participação de até 650 crianças entre seis meses e 17 anos em seis cidades dos EUA. Elas receberão injeções pequenas ou grandes da vacina contra o vírus H1N1 em duas doses, com três meses de diferença.

Um segundo teste consistirá em dar a vacina da Sanofi contra o H1N1 antes, depois e ao mesmo tempo da vacina contra a gripe sazonal.

RESENHA

João Paulo

Quando se questiona a respeito da saúde do ser humano é preciso ser muito cauteloso. Pouco tempo atrás varias pessoas não conviviam com a ameaça de uma epidemia e muito menos de uma pandemia. A gripe suína alastrou-se rapidamente.

Em função de uma ameaça de epidemia, surge então pesquisas para criar uma vacina para a “nova” gripe, o Brasil também está presente com iniciação no Instituto Butantan como foi exposto em jornais como por exemplo os da rede Globo.

Os Estados Unidos, um dos primeiros países a ser infectados pela gripe, agora quer testar vacina em crianças e o que garante que reagiria bem?

Como sempre e de se esperar os Estados Unidos cria uma polemica: quer realmente imunizar as pessoas contra a gripa ou mais uma criação capitalista, ou seja, exportar a vacina para todo o mundo, ser os principais protagonistas dessa novela real.

Por outro lado, sendo por intuito capitalista ou não, é necessário que haja a medicação.

Em um continente como a África que tem tanta precariedade no âmbito da saúde o que seria dessa população se infectada com a gripe A? Assim como a AIDS no continente mata muita gente a gripe dividiria essa estatística. A falta de infra-estrutura, de divulgação de combate contra doenças transmissíveis são fatores que aumentam o medo e a insegurança.