quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ásia

Corrupção prejudica crescimento da Índia, diz premiê



O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, advertiu hoje que a "corrupção endêmica" no país enfraquece o crescimento econômico, afeta com especial virulência os pobres e prejudica a imagem da Índia.


Em discurso por ocasião de uma conferência do Escritório Central de Investigação (CBI) e seus organismos regionais anticorrupção, o primeiro-ministro fez uma chamada aos presentes para "combater esta ameaça".

"A corrupção distorce o estado de direito e enfraquece as instituições que governam. Prejudica nosso crescimento econômico de muitas formas, além de dificultar nossos esforços para construir uma sociedade justa e equitativa", lamentou.

Também desestimula o investimento estrangeiro e representa um "impedimento para aproveitar os melhores recursos e tecnologia", segundo o primeiro-ministro.

Singh disse que o mundo respeita a democracia indiana e os "valores seculares" nos quais se fundamenta, mas alertou que a corrupção prejudica a imagem externa do gigante asiático e afeta de forma "desproporcional" os mais pobres.

O premiê pediu que as agências anticorrupção da Índia agilizem a luta contra esta "prática maligna" e persigam "de forma agressiva" a corrupção que ocorre nas altas esferas.

Segundo estimativas de economistas, a corrupção reduz 1,5 pontos ao crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) indiano.


RESENHA

Elias Ferreira

Parece até brincadeira, mas essa palavrinha também é comum a nós brasileiros, quem é que não sabe dos recentes fatos acontecidos no Senado e na Câmara Brasileira, são no mínimo estarrecedores, mas por incrível que pareça os indianos também sofrem desse mal, que afeta não só a parte política do país como também a mais visada e cobiçada economia.

Dessa maneira Vossas Senhorias estão pouco ou nada se lixando para o povo, pois moram nas coberturas dos lugares mais nobres, tem ilhas paradisíacas particulares para descanso, andam rodeados de seguranças, tem plano de saúde do melhor que existe e vitalício, verbas para moradia, ternos, correios, viagens e tudo que se possa imaginar,e que diremos do foro privilegiado?

Muitas vezes esses desmandos são responsáveis pela dispersão das empresas que com tamanha instabilidade econômica e política recuam seus investimentos, recorrendo a outros mercados.

Sem falar da questão dos menos favorecidos, pois sempre a corda quebra do lado mais fraco, isso significa que quem paga por eles roubarem é o povo que tem que custear altas taxas de impostos e além da falta de estabilidade da inflação.

E só pra não passar em branco meus amigos devemos estar de olhos abertos para não comermos gato por lebre, pois a exemplo temos em certa emissora de TV uma novela por nome de “CAMINHO DAS INDIAS” que só pode estar no caminho mesmo, porque de Índia lá não tem nada, pra vermos como a mídia quer nos convencer de que tudo no mundo é mil e uma maravilhas.

E para encerrar gostaria de deixar uma interrogação: alguém pode me informar se existe algum lugar nesse mundo, onde a corrupção seja motivo de progresso para o seu povo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário