Rebeldes matam ao menos 11 militares em região turística da Argélia
da Folha Online
Ao menos 11 militares morreram em uma emboscada uma região turística a 70km a oeste de Argel, na Argélia. O ataque foi realizado por rebeldes, supostamente ligados ao braço da rede terrorista Al Qaeda no norte da África.
A agência de notícias Reuters, afirma que ao menos 14 morreram. Alguns jornais locais, como o "Le Soir", falam em até 21 mortos, além de cerca de 20 militares feridos.
| Arte Folha Online |
|
|
O ataque foi realizado perto de Damous, pequena cidade conhecida por sua praia, situada a 15km de Tipaza (70km a oeste de Argel), outro lugar altamente turístico famoso por suas ruínas romanas. Este é o primeiro ataque nesta região em vários anos, segundo moradores.
Cinco rebeldes teriam morrido no ataque, embora os militares não confirmem o dado.
O taque foi realizado contra um comboio que levava suprimentos a um acampamento do Exército. Os rebeldes explodiram bombas colocadas na estrada por onde os carros passavam e depois abriram fogo contra os militares.
Os supostos terroristas roubaram ainda as armas dos militares.
Os militares lançaram uma operação terrestre, apoiada por helicópteros, na tentativa de capturar os outros membros do grupo.
Este foi o mais violento ataque realizado na Argélia desde 17 de junho passado, quando 24 gendarmes e um civil morreram em uma emboscada de um grupo terrorista na Província de Bordj Buarreridj, a 150km de Argel. Este ataque, o mais violento desde agosto de 2008, foi reivindicado pela Al Qaeda para o Magreb Islâmico.
Terrorismo na África Branca
Pedro Nogueira costa, Geornal on-line
Devido maior parte dos países da região norte do Saara na África serem de cultura árabe, grande parte de sua população segue a doutrina religiosa islâmica, seguindo a “risca” o Corão (livro sagrado islâmico) e os ensinamentos do profeta Maomé, tendo com isso laços culturais e religiosos muito fortes com países do Oriente Médio.
Através destes laços religiosos e culturais que unem regiões da África e Oriente Médio, grupos terroristas como, por exemplo, a Al Qaeda tem ampliado suas fronteiras de ação para territórios africanos buscando espalhar suas doutrinas de terror pelo mundo islâmico, definindo bem o que vem ocorrendo nos últimos anos na Argélia.
No dia 30 de julho de 2009 um grupo terrorista supostamente ligado ao braço da rede terrorista da Al Qaeda, efetuou uma emboscada a um comboio do exercito argeliano que levava suprimentos e armamentos para um de seus acampamentos o ataque ocorreu próximo de Damous, cidade pequena conhecida por sua praia, localizada a aproximadamente
O ataque segundo o jornal ‘Le Soir’ deixou 21 mortos e cerca de 20 soldados feridos, este ataque só foi um dos tantos outros no território argeliano, a exemplo de agosto de 2008 quando ocorreu um dos ataques mais violentos da historia da Argélia de autoria da Al Qaeda.
A proliferação destes braços terroristas em países africanos ligados a grupos do Oriente Médio, realizando estes tipos de ataque, reforça a idéia de total descaso com fatos e acontecimentos ocorrentes no continente africano pelo mundo, pois quando ataques como estes ocorrem em luxuosos e ricos países em continentes mais desenvolvidos logo ocorrem retaliações, comoção e solidariedade mundial, mais na África...
Folha Online. 30/07/2009 - 10h54. Rebeldes matam ao menos 11 militares em região turística da Argélia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário